30 de outubro de 2012

MENSAGEM DIRETORIA NACIONAL: 495 ANOS DA REFORMA‏


Dia 31 de outubro festejamos os 495 anos da Reforma, desde que Martinho Lutero, num ato de coragem, convicção e defesa da verdade das Sagradas Escrituras, fixou 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, na Alemanha. Começava ali uma luta na defesa de três pilares básicos de nossa confissão e fé: Somente a Graça; Somente a Fé e Somente a Escritura.

Lutero defendia, à luz da Palavra de Deus, de que a salvação eterna é graça, é presente de Deus, que vem a nós, somente pela fé em Cristo Jesus e essa verdade, nos é colocada e determinada, somente pela Escritura, que é a clara e pura Palavra de Deus. Por essa verdade ele lutou. Nessa certeza ele viveu e se dispôs até a morrer, confessando: “Se vierem roubar os bens, vida e o lar, que tudo se vá, proveito não lhes dá. O céu é nossa herança.” (Hinário Luterano, nº 165).


Quando lembramos essa data, louvamos e agradecemos a Deus pela coragem, firmeza, determinação e fidelidade deste servo de Deus, chamado Martinho Lutero. Por outro lado, numa sociedade em transformação, num mundo de constantes mudanças, onde valores éticos, morais, princípios cristãos, são ignorados, pisoteados e deixados de lado, é preciso olhar para o exemplo de homens como Lutero, para,também, firmados na Bíblia, a Palavra de Deus, hastearmos pendões (Sl 20.5), confessarmos essa fé e não nos deixarmos envolver por ameaças, críticas e vãs filosofias desse mundo (Cl 2.8 e 1 Tm 6.20).

Deus nos proteja, defenda e dê sabedoria para permanecermos firmes na fé e nas Confissões da nossa Igreja. Nas Confissões, conforme encontramos no Livro de Concórdia de 1580, não por serem essas igual ou maior do que a Bíblia Sagrada, mas por termos absoluta convicção que elas estão fundamentadas, baseadas e firmadas na Palavra de Deus. Que assim possamos permanecer firmes e defender com convicção, não o que Lutero disse, mas o que a Bíblia diz, e pela qual Lutero batalhou e lutou até o fim.

Continuamos defendendo que somos salvos Somente pela Graça de Deus. Esse presente vem a nós, Somente Pela Fé, e temos essa certeza, porque a Bíblia e Somente Ela nos afirma e mostra isso.

Pastor Egon Kopereck
Presidente da IELB

29 de outubro de 2012

XIV Congresso de Escolas Bíblicas de Imperatriz





Um dia abençoado por Deus: é assim que podemos definir o dia 21 de Novembro de 2012! Estivemos reunidos sob o tema: Jesus é forte como uma rocha! Construa a sua vida sobre ele. Um dia cheio de atividades: história bíblica, músicas, gincanas, brincadeiras, cantinho da beleza, esportes, distribuição de presentes e muito animação. Deus abençoou o nosso encontro e assim tivemos a participação de 199 crianças e em torno de 40 adultos.  Queremos agradecer a todos que ajudaram para que este congresso fosse tão maravilhoso! Que possamos sempre construir a nossa vida sobre Jesus, a rocha firme!

Texto enviado pelo Rev. Clóvis Blank
Pastor da Paróquia Evangélica Luterana de Imperatriz

24 de outubro de 2012

2º ACAMPADENTRO DA JUELI

Nos dias 12 e 15 de outubro, a JUELI (Juventude Evangélica Luterana de Imperatriz) se reuniu no Campo do irmão Biomar para realizar o seu II Acampadentro. Foi um momento de comunhão muito agradável, onde pudemos fazer as refeições juntos, cantar louvores, fazer devocionais, estudar e refletir sobre evangelismo e testemunho, com base no texto: "Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra" (Atos 1.8 - NTLH). Na tarde do dia 12 preparamos uma Noite de Louvor com esquetes, pantomima, coreografia, pregação da Palavra e muito louvor. O culto aconteceu na CEL Nova Vida. E é claro que não deixamos de nos divertir com um torneio de knips e futebol! A quem não esteve conosco, fica o convite para a vigília na CEL Nova Vida que acontecerá no sábado, dia 27, a partir das 22 h, uma oportunidade para comemorarmos juntos os 495 anos da Reforma Luterana, agradecendo ao nosso bom Deus por todas as bênçãos que tem derramado sobre nós! Não perca!

Texto enviado por Jaquelyne Ferreira - Tesoureira da JUELI.












O que as 95 teses de Lutero podem nos ensinar no séc. XXI?

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, um monge, afixou 95 teses sobre o valor e a validade das indulgências na porta da catedral de Wittenberg, na Alemanha, para que houvesse um debate a respeito. As indulgências, na prática, viraram venda do perdão de Deus. Lutero se revoltou contra esta prática porque elas faziam com que o povo deixasse de confiar em Jesus para o perdão dos seus pecados. Porém Lutero não podia imaginar que as suas 95 teses seriam o estopim que desencadearia uma grande mudança na igreja cristã. As teses não serviram apenas para debate teológico, mas provocaram uma reflexão que culminou na reforma protestantee na fundação da primeira igreja denominada evangélica no mundo. Muitos vieram a crer apenas na fé em Jesus para a sua salvação a partir daquilo que Deus fez através dele. Louvado seja o Senhor, que manteve a palavra da salvação sendo pregada entre nós.
 Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe o estudo online, ao vivo e interativo, em que o pastor Arthur Benevenuti falará sobre o tema. Quarta-feira, 18h, www.livestream.com/caminhohl
Leia em sua Bíblia Romanos 1.16-17

www.horaluterana.org.br

18 de outubro de 2012

Brilho que afasta a escuridão

Diante do seu próprio pecado, o povo de Israel confessou: “Não temos sido fiéis, temos nos revoltado contra ti e nos afastado de ti, o nosso Deus. Temos falado de crimes e de revoltas e temos feito planos para enganar os outros.” (Is 59.13). O que Deus faz? Ouve a confissão de pecado e socorre seu povo. E ainda promete um futuro maravilhoso: “A minha luz brilhará sobre você para sempre, e os seus dias de luto chegarão ao fim.” (Is 60.20b) Não tenha medo de confessar a Deus os seus pecados. Jesus Cristo levou sobre si nossas culpas e promete a vida eterna, sob o brilho de Deus.

Leia em sua Bíblia Isaías 59.9-15 e 60.19-22

www.horaluterana.org.br 

10 de outubro de 2012

Criança doente e alegre?

Poucas coisas na vida nos causam mais constrangimento e o sentimento de injustiça do que ver uma criança no leito de um hospital e sofrendo. Ainda mais quando ouvimos o quanto Deus ama as crianças, e a fala de Jesus: “quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele” (Mt 10.15b). O que fazer diante do sofrimento de um pequenino no leito hospitalar? Amá-lo e abraçá-lo como Jesus, sendo Cristo para ele, sofrendo junto, se preciso. E revelando o amor do Pai, que, mesmo tão poderoso e grandioso, olha para aquele leito e ama aquela criança enferma. E, então, com o salmista poderemos dizer: “O louvor dado a ti chega até o céu e é cantado pelas crianças e pelas criancinhas de colo” (Sl 8.1c-2a)

Quer saber mais sobre este assunto? Acesse www.livestream.com/caminhohl e acompanhe o Estudo Bíblico Online com parte da equipe da Hora Luterana testemunhando sobre uma visita a crianças em um hospital de São Paulo.
Nesta quarta, dia 10 de setembro, às 18hs – Ao vivo!
 Leia em sua Bíblia Salmo 8 e Mt 10.13-16
www.horaluterana.org.br

9 de outubro de 2012

Deus me perdoa?

Quem não comete pecados? Todos os dias nós pecamos, seja por meio de pensamentos, palavras ou ações. Um pecado que muitas vezes esquecemos é o que cometemos por omissão, quando deixamos de fazer o bem. E, pelo fato de pecarmos, somos todos merecedores do castigo de Deus.
O que podemos fazer para nos livrar de nossa culpa? Nada! Só nos resta chegar diante de Deus, em sincero arrependimento, e lhe suplicar que tenha compaixão de nós de acordo com a sua misericórdia, e definitivamente nos perdoe.
Mas Deus perdoará mesmo? Até mesmo um assassino, um adúltero? Sim, ele perdoará porque não quer que ninguém se perca mas que todos se arrependam, creiam em seu Filho Jesus, o Salvador, e tenham a vida eterna.

www.horaluterana.org.br 

5 de outubro de 2012

O Cristão e a Política

Como a fé pode se relacionar com a política? A perspectiva bíblica é que a democracia, como qualquer outro sistema de governo, só funciona onde existe temor a Deus. Quando este temor enfraquece, surgem problemas, algumas vezes por causa do povo, outras por causa do governo. Paulo fala a respeito da relação cristão-governo na carta aos Romanos, capítulo 13 e não foi fácil para ele dizer estas palavras às pessoas que viviam em dias ainda piores do que os nossos, em termos políticos. No tempo dele o imperador, Nero, oprimia nações e mandou matar cristãos. E neste contexto Paulo exorta os cristãos a se submeterem à autoridade, obedecerem e cooperarem com elas, porque mesmo um ditador é, no cargo, servo de Deus colocado em sua posição de autoridade conforme os planos de Deus. Para que compreendamos esta verdade é preciso lembrar que cristãos são parte da criação de Deus e não deixam de ter compromisso com a criação, uma vez que foram perdoados pela obra de Jesus e estão sendo santificados pelo Espírito Santo. A salvação nos compromete ainda mais com a criação e nos torna mais responsáveis por cumprir nosso papel dentro da criação, como, por exemplo, sendo bons cidadãos. Que Deus nos abençoe para que nós possamos dar bom testemunho através do exercício da nossa cidadania e que Ele continue cuidando de nós através de nossos governantes, como Ele mesmo prometeu.
Leia em sua Bíblia Romanos 13

www.horaluterana.org.br

4 de outubro de 2012

Não é preciso repetir

Um cristão pode sim repetir uma oração. Jesus, no Jardim do Getsêmani, antes de ser preso e julgado, repetiu a mesma oração por três vezes (Mt 26.36-43).
O que Jesus diz ser errado é a idéia de que Deus atenderá nossas preces se as tornarmos compridas, repetindo-as um sem número de vezes. (Mt 6.7-8). O verdadeiro filho de Deus também não ora como se Deus tivesse a obrigação de atendê-lo. Aliás, é por isso que, apesar de crermos que ele é poderoso para fazer qualquer coisa, sempre dizemos “seja feita a tua vontade se o que pedimos, de fato, contribuir para o nosso bem ou para o bem do próximo e para a tua honra e glória”.

Leia em sua Bíblia: Mateus 26.36-43

www.horaluterana.org.br

1 de outubro de 2012

Seja uma benção

Você é uma bênção para os outros? Duas pessoas visitaram um criminoso sentenciado à morte. A primeira falou muito, mas nada conseguiu. Então a outra pessoa sentou-se ao lado do condenado, tomou a sua mão e disse: “Não era grande o amor de Deus quando enviou seu Filho a esse mundo para morrer por pecadores como eu e você?” Com essas palavras o sentenciado começou a chorar.
Num mundo cheio de ódio, podemos ser espelhos do amor de Deus. Através da nossa conduta muitos podem ser despertados a pedir-nos que expliquemos a esperança que temos por causa da nossa fé em Jesus Cristo (1Pe 3.15). Estejamos preparados para isso.

Leia em sua Bíblia: 1 Pedro 3.15

www.horaluterana.org.br