Foi num dia 31 de outubro, há quase 500 anos, que se desencadeou um grande movimento histórico da igreja, que ficou conhecido como Reforma Luterana. Nesta data, em 1517, o Dr. Martinho Lutero afixou 95 teses na porta da igreja do castelho de Wittenberg, na Alemanha, para serem debatidas.
Esta Reforma religiosa tinha como base a redescoberta do Evangelho, que afirma que Deus, por amor, acolhe o perdido, o culpado, e o declara justo, por graça e por fé, através de Jesus Cristo.
Segundo Lutero, o verdadeiro tesouro da Igreja é o Evangelho - a proclamação do amor de Deus. A Primeira carta de João, capítulo 3, versículo 1º, retrata bem esta redescoberta por Lutero quando diz: "Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos."
Como é bom e importante que sejamos chamados e tratados como filhos e filhas de Deus. O amor de Jesus nos possibilita essa filiação. Mesmo sem merecermos e sem podermos conquistar por obras humanas meritórias, Deus nos concede o perdão e a salvação através de Cristo. Jesus nos reveste com sua justiça e somos declarados, assim, justos diante de Deus por causa de Cristo. A salvação eterna foi conquistada unicamente por Jesus e é um presente dado por Deus. Este presente sem igual se torna nosso por meio da fé nele, Cristo, pois esta é a maneira pelo qual Deus nos aceita.
Assim como houve a Reforma Luterna a 492 anos.
ResponderExcluirAssim devemos reformar nossas vidas a cada dia.
É precisso surgir em cada pessoa um novo Lutero.
Que possa anunciar o amor de Deus a todas as criaturas.